terça-feira, 3 de agosto de 2010

Produção industrial cai 1% em junho, aponta IBGE

A produção industrial teve queda de 1% em junho, quando comparada ao mês anterior, maio, descontadas as influências sazonais, segundo divulgou nesta terça-feira (2) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa foi a terceira taxa negativa consecutiva. A perda acumulada nos três meses do período (abril, maio e junho) é de 2,0%.
De acordo com o levantamento, em relação a junho do ano passado, houve expansão de 11,1%, a menor marca desde os 5,3% assinalados em novembro do ano passado. Com isso, o acumulado no ano,16,2%, ficou abaixo do registrado nos últimos meses. Nos últimos 12 meses, o acumulado ficou em 6,5%, acentuando o ritmo de crescimento em relação a maio (4,5%).
Entre os setores pesquisados pelo IBGE, o principal impacto negativo veio de outros produtos químicos (-4,4%), seguido por máquinas para escritório e equipamentos de informática (-11,6%), alimentos (-1,6%), produtos de metal (-5,2%), material eletrônico e equipamentos de comunicações (-4,9%), farmacêutica (-3,4%) e veículos automotores (-1,1%).
Entre as sete atividades que avançaram a produção, refino de petróleo e produção de álcool (2,6%), edição e impressão (2,9%) e bebidas (2,6%) exerceram as influências positivas mais importantes.
Em relação ao mês anterior, a queda mais acentuada foi registrada em bens de consumo duráveis, 3,2%. O segmento de bens de capital recuou 2,1%. Os setores produtores de bens de consumo semi e não duráveis (-0,8%) e de bens intermediários (-0,7%) também registraram índices negativos.

Quatro pessoas sobrevivem a acidente aéreo na Sibéria



Quatro pessoas sobreviveram apenas com ferimentos a um acidente aéreo em voo doméstico na Rússia, na região de Krasnoiarsk (Sibéria oriental), na noite de segunda-feira (horário de Brasília), segundo um balanço do departamento local do Ministério de Situações de Emergência. Um balanço anterior do ministério informava sete mortos e oito sobreviventes.
"Onze pessoas, entre as quais uma criança, morreram", declarou um porta-voz do departamento local do ministério, citado pela agência Interfax. Investigadores analisavam nesta terça-feira (3) o local do acidente para avaliar as causas da queda da aeronave.
Quatro pessoas - três pilotos e um passageiro - foram encontradas vivas e foram hospitalizadas com contusões e queimaduras, segundo a agência federal russa de transportes aéreos (Rosaviatsia).
O avião, um An-24 procedente de Krasnoiarsk, caiu no momento da aterrissagem, perto do aeroporto da cidade de Igarka, antes de explodir. Onze passageiros e quatro tripulantes estavam a bordo, segundo o ministério.
Na segunda-feira à noite, chovia em Igarka, mas as condições meteorológicas no aeroporto estavam de acordo com as normas mínimas de segurança, afirmou um responsável da Rosaviatsia, citado pela Interfax. No entanto, "no momento da aterrissagem, o avião deslizou para a direita e se espatifou"

Atrasos e cancelamentos atingem 20,3% dos voos



Dos 886 voos domésticos programados até as 11h desta terça-feira (3), 143 atrasaram mais de meia hora (16,1% do total) e 37 foram cancelados (4,2%). Entre os 321 voos da Gol, 105 sofreram atrasos (32,7%) e 27 foram cancelados (8,4%). Os números fazem parte de balanço divulgado pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).
Dos 60 voos internacionais previsto no mesmo período, cinco atrasaram (8,3%) e um foi cancelado (1,7%).
A situação começa se tranquilizar nos principais aeroportos do país. Em Brasília, dos 66 voos marcados, 13 sofreram atrasos (19,7%) e um foi cancelado (1,5%). No juizado especial do terminal, foram registradas cinco reclamações de passageiros, mas nenhuma por atraso ou cancelamento de voo. Todas por extravio de bagagem.

Ex-PM será intimado a depor sobre irmão que atirou contra Rota

O ex-detento Frank Ligieri Sons, de 33 anos, morto na madrugada de domingo (1º) numa troca de tiros com a Polícia Militar após atacar a base das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), no Centro de São Paulo, era irmão do ex-policial militar Ronaldo Ligieri Sons, que pediu exoneração em 23 de março deste ano. De acordo com o coronel Marco Antonio Augusto, chefe do centro de comunicação social da PM, a corporação vai intimar Ronaldo a comparecer à Rota para prestar esclarecimentos sobre qual era a relação dele com o atirador no inquérito que apura o ataque.
“A PM ainda vai querer saber dele se ele tem conhecimento de como o irmão conseguiu a arma utilizada para atirar no prédio. Ele também será questionado sobre o motivo que o levou a pedir exoneração”, afirmou na manhã desta terça-feira (3) o coronel Antonio Augusto.
Ainda segundo o chefe da comunicação da PM, uma pistola .40 que foi apreendida com Frank passará por perícia para saber se ela também foi usada no ataque ao comandante da Rota, o tenente-coronel Paulo Telhada, no sábado (31). O carro de Telhada foi alvejado por 12 tiros disparados por dois homens quando abria a garagem de sua casa na Zona Norte. Ninguém se feriu e os atiradores fugiram. A investigação quer saber se há relação entre os atentados.
“De repente, a arma usada contra a base da Rota poderia ser a mesma para atirar contra o comandante Telhada”, disse Antonio Augusto. “Já sabemos que a arma não é da PM, porque o homem que morreu usava uma Glock e a corporação usa o mesmo calibre, mas da marca Taurus”.

Hyundai vai produzir o ix35 no Brasil



A Hyundai lançou oficialmente nesta terça-feira (3) o novo utilitário esportivo ix35. O modelo custa no mercado brasileiro entre R$ 88 mil e R$ 115 mil, disponível nas versões 2.0 e 2.4. O carro vendido no país é produzido na Coréia do Sul, pelo menos por enquanto.
De acordo com o vice-presidente da Hyundai Caoa Brasil, Annuar Ali, o grupo pretende produzir modelo na fábrica de Anápolis, em Goiás, entre 2010 e 2013.
Por enquanto, a unidade produz o veículo comercial HL e o utilitário esportivo Tucson. Este útimo passou a ser produzido no Brasil em dezembro do ano passado, já que a produção na Coréia do Sul foi encerrada.
Segundo Ali, a fábrica deve produzir no total este ano entre 50 mil e 60 mil unidades. “Somente de Tucson devemos produzir próximo de 3 mil unidades por mês”, afirma.
Mas as apostas da empresa sul-coreana não se concentram apenas nessa fábrica construída em parceria com o grupo brasileiro Caoa. A matriz já começou a terraplanagem de uma fábrica em Piracicaba (SP), onde pretende produzir um carro compacto ainda divulgado.
Sobre o investimento independente, o vice-presidente da Hyundai Caoa diz não se preocupar. “Continuamos com uma relação excelente com a Hyundai e só vamos ganhar com a nova fábrica, pois queremos mais um produto para vender”, ressalta Ali.
A Caoa é responsável pela importação e distribuição dos veículos da marca no país.

Troca de tiros entre Exércitos libanês e israelense deixa ao menos 3 mortos



Pelo menos três pessoas morreram - dois soldados libaneses e um jornalista - numa troca de tiros entre os Exércitos israelense e libanês na fronteira dos dois países nesta terça-feira (3), informaram as agências de notícias internacionais. O governo israelense responsabilizou o Líbano pelo incidente e alertou para uma possível 'ramificação' da violência.
A agência Reuters cita um número maior de mortos. Segundo a reportagem, um jornalista e três soldados libaneses morreram. Essas são as primeiras mortes militares desde a batalha de 2006 entre Israel e o grupo libanês Hezbollah.
"Começou quando os israelenses queriam cortar uma árvore dentro do Líbano, o Exército libanês deu tiros de alerta contra eles e eles responderam com disparos", disse uma fonte de segurança.
"Israel vê o governo do Líbano como responsável por esse sério incidente e alertamos para ramificações se a violência continuar", disse o ministro das Relações Exteriores de Israel em um comunicado.
A rede de TV 'Al Manar' informou que um soldado israelense de alto escalão foi morto na troca de tiros. A reportagem citou forças de segurança e disse que o Exército israelense estava tentando mudar os oficiais da região onde ocorreu o incidente. A informação não foi confirmada oficialmente.
Forças de paz da ONU no Líbano pediram aos Exércitos libanês e israelense que tenham o "máximo de moderação". "A principal prioridade da missão no momento é restaurar a calma na região e o vice-comandante da Força, Santi Bonfati, está em contato com os comandos das Forças Armadas do Líbano e das Forças de Defesa Israelenses, pedindo o máximo de moderação", disse à agência Reuters a porta-voz da Força Interina das Nações Unidas no Líbano Andrea Tenenti.

Raio X mostra duas agulhas e prego em barriga de criança no RJ



Uma criança de um ano e cinco meses teve retirados da barriga um prego e duas agulhas durante uma cirurgia no Hospital de Saracuruna, na Baixada Fluminense. Segundo a Secretaria estadual de Saúde, a menina deu entrada na unidade na noite de domingo (1º) e, por meio de radiografia, os objetos foram descobertos.
Ela passou por uma cirurgia e, de acordo com a secretaria, o apêndice da menina também teve que ser retirado, porque estava inflamado.
A secretaria informou que a paciente está no pós-operatório, e seu estado de saúde é estável. De acordo com a direção do hospital, a menina deve ter alta em três a cinco dias.
O Conselho Tutelar de Duque de Caxias foi acionado pelo hospital para o caso, e a ocorrência foi encaminhada para a 61ª DP (Xerém). Na delegacia, o caso foi registrado como lesão corporal. De acordo com o registro na DP, quando chegou ao hospital, foi constatado que a criança estava com três agulhas - e não duas agulhas e um prego como informou a secretaria - introduzidas na região abdominal, e que o conselheiro tutelar de Duque de Caxias tentou saber com os pais da criança “quem poderia ser o autor do fato”. Os pais afirmaram “não saber nada a respeito”.
Segundo o depoimento do pai da menina, prestado na madrugada desta terça-feira (3) na delegacia, ele percebeu, no sábado (31), que a filha estava com um caroço na barriga e chorava reclamando de dores abdominais. O pai levou a criança primeiro em um posto médico em Xerém, na Baixada Fluminense, onde, segundo ele, foi orientado a procurar um hospital com mais recursos.
O pai então levou a filha a um em Petrópolis, na Região Serrana, onde, de acordo com o depoimento prestado na delegacia, foi orientado a procurar um cirurgião pediatra. O pai, então resolveu levá-la ao Hospital de Saracuruna, onde foram constatados os objetos.

Irã sinaliza que recusará oferta de Lula para receber condenada

O Irã sinalizou nesta terça-feira (3) que deve rejeitar a proposta do presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, para abrigar a iraniana condenada a morrer apedrejada por adultério. O caso de Sakineh Mohammadi Ashtiani, de 43 anos, levantou uma polêmica internacional e fez com que o governo adiasse a sentença dela, que pode ser mudada para a forca.
"Que eu saiba, [o presidente Luiz Inácio Lula] da Silva tem uma personalidade muito humana e emotiva e provavelmente não recebeu informações suficientes sobre o caso", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores iraniano, Ramin Mehmanparast.
Segundo ele, mais informações seriam repassadas a Lula para esclarecer a condição de uma pessoa "condenada por cometer um crime". Segundo autoridades iranianas, ela também é condenada por assassinato.
No sábado, Lula propôs que seu país recebesse Sakineh Mohamadi Ashtiani, mãe de dois filhos, condenada em 2006 por ter mantido "uma relação ilegal" com dois homens depois da morte de seu marido, e também por assassinato e outros crimes, segundo a agência Irna. "Quero fazer um apelo a meu amigo [o presidente iraniano Mahmud] Ahmadinejad, ao líder supremo do Irã [Ali Khamenei], e ao governo do Irã para permitir que o Brasi possa receber a mulher", disse Lula durante uma visita a Curitiba.
Os Estados Unidos apoiaram a proposta brasileira. "Se o Brasil está disposto a aceitá-la, esperamos que o Irã considere isso como um gesto humanitário. O fato de o Brasil demonstrar atitude indica vontade de resolver e esperamos que o Irã escute", disse o porta-voz do Departamento de Estado americano Philip Crowley.

Polícia Civil faz operação com 200 agentes na Favela do Jacarezinho

Cerca de 200 policiais civis participam, na manhã desta terça-feira (3), de uma operação na Favela do Jacarezinho, no subúrbio do Rio. Houve troca de tiros na chegada dos agentes ao local, por volta das 6h30. Dois helicópteros e dois blindados também são usados na ação. Não há informações sobre feridos.
A ação é comandada pela Delegacia de Combate às Drogas (Dcod) e contam com apoio da Delegacia de Repressão a Armas e Explosivos (Drae) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).
Segundo a assessoria da Polícia Civil, o objetivo da operação é combater o tráfico de drogas. Já houve apreensão de drogas e munição, mas em quantidade ainda não calculada.

Duas pessoas morrem em explosão durante reparo de navio em Niterói

Duas pessoas morreram e seis ficaram feridas na explosão em um navio que estava passando por reparos no estaleiro Renave/Enavi, na Ilha do Viana, no Barreto em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o acidente ocorreu por volta das 22h30 de segunda-feira (2).
Segundo informações da Capitania dos Portos, a explosão ocorreu quando o navio de bandeira das Bahamas “Auk Arrow” estava passando por consertos. Uma equipe de inspetores navais fez a perícia preliminar no local. A Capitania vai abrir inquérito administrativo para apurar as causas do acidente num prazo de 90 dias.
De acordo com as primeiras informações, o reparo estava sendo realizado no tanque de lastro da embarcação que transporta contêineres, onde operários usavam um maçarico.
Os operários mortos ainda não foram identificados. Os feridos foram levados para o Hospital Estadual Azevedo Lima, em Niterói.

Em crescimento nos EUA, mercado de livros digitais vira debate na Flip



Com as vendas de livros digitais ultrapassando os números dos exemplares de capa dura nos EUA, segundo a livraria on-line Amazon, o crescimento do mercado de livros eletrônicos é um dos poucos assuntos que consegue atrair a atenção de editores, escritores, pesquisadores e livreiros, cada um com seus interesses e preocupações.
O espaço para este formato está crescendo nos últimos anos nos EUA, com o lançamento de aparelhos como o Kindle, da Amazon, e o iPad, da Apple, que prometem dar ao consumidor uma experiência semelhante a de ler um livro no conforto de sua poltrona.
A Festa Literária Internacional de Paraty, que começa nesta quarta-feira (4) vai contar com duas mesas, chamadas “O futuro do livro capítulos 1 & 2”, para discutir o tema. O historiador Robert Darnton, diretor da biblioteca da Universidade de Harvard, nos EUA, vai participar dos dois debates, e promete trazer uma perspectiva histórica para as novas tecnologias.

Francesa é presa por manter marido octogenário em cativeiro



Uma francesa de 45 anos foi indiciada e está em detenção provisória por ter mantido seu marido octogenário em cativeiro durante um ano na residência do casal.
François Deweille ficou trancado na lavanderia no subsolo da casa, sem janelas, sofreu maus tratos e era alimentado somente com produtos com a data de validade vencida.
Béatrice Fautré foi indiciada por sequestro, violência sobre pessoa vulnerável e abuso da fragilidade de outra pessoa e está detida desde sábado passado na prisão de Versalhes, nos arredores de Paris.
Fautré havia trabalhado como empregada do octogenário e se casou com ele no início de 2008.
De acordo com a polícia, ela teria retirado 500 mil euros (cerca de R$ 1,1 milhão) de uma conta bancária conjunta. As investigações, que estão na fase inicial, vão determinar se houve mais desvios de dinheiro no passado.
"Há sem dúvida o fator financeiro. Ela se aproveitou amplamente da fortuna de seu marido. Mas isso não explicaria tudo. Nada a impedia de desviar o dinheiro sem precisar sequestrá-lo nessas condições", afirmou o comandante Bruno Arviset, da polícia militar do departamento de Eure-et-Loir, no centro-norte da França.
O octogenário, que tinha a visão reduzida, ficou totalmente cego após ter ficado preso por um ano na lavanderia sem janelas no subsolo da casa, situada na cidade de Arrou, em Eure-et-Loir.
Ele foi hospitalizado em estado de choque na quarta-feira passada em um hospital da região. Seu corpo estava coberto de hematomas e ele sofria de desnutrição, segundo a polícia.
O amante de Fautré, dono de um supermercado da cidade, morava na casa onde o octogenário estava preso. Ele e o filho mais velho da esposa, de 22 anos, foram indiciados por cumplicidade no sequestro e por não ter denunciado os maus tratos.
Eles permanecem em liberdade, mas sob controle judicial, com obrigação de cumprir exigências impostas pela Justiça, como não sair da cidade e comparecer às convocações das autoridades.
"A esposa alimentava o marido duas vezes por dia com produtos estragados. Não havia refeições quentes. Somente ela detinha a chave do local e era a única a ter contato com o octogenário", afirmou o comandante Arviset.

Consumo na China levou à matança de 280 mil tubarões no Brasil, diz ONG



A demanda por alimentos feitos a partir da barbatana de tubarão na Ásia está sendo apontada como a causa da matança ilegal de 280 mil animais na costa brasileira, nos cálculos de uma organização não-governamental com base em Porto Alegre.
O Instituto de Justiça Ambiental, que fez a estimativa a partir de autos de infração e apreensões do Ibama no Pará, entrou com uma ação na Justiça na qual demanda uma indenização bilionária de uma empresa de pesca por danos ambientais "irreversíveis e incontáveis" na costa paraense.
Os danos se referem à captura ilegal de 25 toneladas de barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de animais não identificados, que a ONG acusa uma empresa de processar e revender ilegalmente. A mercadoria seria enviada provavelmente de portos no Rio Grande do Sul para o mercado asiático.
O instituto pede uma indenização de quase R$ 1,4 bilhão. No entanto, diz a ONG, o valor deverá subir à medida que forem apresentados pareceres técnicos sobre todos os ecossistemas afetados no decorrer do processo.
"Nunca ouvimos nada parecido. O que é assustador é que provém de apenas uma empresa. Imaginem então as quantidades que escapam da fiscalização do Ibama/PA", disse o diretor do IJA, Cristiano Pacheco.
"Quase não se fala na área costeira amazônica. Os brasileiros precisam saber que é a mais rica do país em biodiversidade marinha, banhada pela foz do Rio Amazonas."

Lei torna obrigatório e gratuito o teste auditivo em bebês



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que torna obrigatória a realização gratuita do exame de triagem auditiva em todos os hospitais e maternidades, nas crianças nascidas em suas dependências. O exame, denominado Emissões Otoacústicas Evocadas, detecta deficiências sutis que não são percebidas no dia a dia. A lei foi publicada nesta terça-feira (3) no "Diário Oficial".
Durante o teste da orelhinha, um pequeno fone é colocado no ouvido do bebê. O aparelho emite um som fraco. O ruído "viaja" pela cóclea. Ao detectar o sinal, os cílios se movimentam e emitem uma resposta, que é registrada pelo equipamento. Se houver problemas na audição, os cílios não se mexem e o aparelho nada registra.
Os especialistas recomendam o exame nos primeiros seis meses de vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia apenas de 5% a 10% da população brasileira de recém-nascidos fazem a triagem auditiva durante o ano.

Valdivia perde voo, mas Palmeiras espera chegada do meia até quinta



A expectativa para a chegada do meia chileno Valdivia cresce a cada dia no Palmeiras. Nesta terça-feira, a assessoria de imprensa do Verdão confirmou que o Mago perdeu o voo que o traria de volta ao Brasil. A informação é de que previsão de chegada era para as 6h desta terça-feira, mas Valdivia não conseguiu embarcar. A nova estimativa é de que ele chegue até quinta-feira a São Paulo, para acertar os últimos detalhes de sua transferência.
Torcedores do Palmeiras chegaram a ir ao Aeroporto de Cumbica para recepcionar o ídolo, mas acabaram frustrados após a confirmação da ausência do Mago.
O Verdão acertou a volta de Valdivia na semana passada, quando anunciou o reforço em seu site oficial. A contratação, porém, ainda dependia do acerto de pequenos detalhes. O meia já rescindiu contrato com o Al-Ain, dos Emirados Árabes, e assina com o Palmeiras depois de desembarcar em São Paulo.
No entanto, o torcedor deve demorar um pouco para vê-lo em campo. Segundo o técnico Luiz Felipe Scolari, o jogador deve levar até 15 dias para recuperar a melhor forma física.

Hernanes acerta com o Lazio, e só falta o anúncio oficial do São Paulo



Depois de 215 partidas e 35 gols, o volante Hernanes acertou a sua saída do São Paulo. A negociação com o Lazio (ITA), time que já conta com o ex-zagueiro tricolor André Dias, está praticamente sacramentada e será confirmada assim que o Tricolor encerrar a sua participação na Taça Libertadores. Na quinta-feira, a equipe do técnico Ricardo Gomes busca uma vaga na decisão do torneio diante do Internacional, às 21h50m (de Brasília), no do Morumbi - após a derrota por 1 a 0 no Beira-Rio, o time precisa vencer por dois gols para chegar à final.
O empresário do camisa 10, Joseph Lee, disse no fim da noite dessa segunda feira que tudo está muito bem encaminhado. Segundo ele, agora falta apenas o clube paulista bater o martelo.
- A parte do Hernanes está praticamente finalizada, e a proposta também satisfez ao São Paulo. Acredito que, desta vez, não terá problemas. Eu só não posso falar os valores da negociação, porque o assunto está a cargo do São Paulo, e isso não seria ético da minha parte – afirmou Lee.

Professora britânica choca alunos ao virar atriz pornô



A professora britânica Liselle Bailey, de 30 anos, chocou seus alunos ao largar a profissão para virar atriz pornô. Ela deixou a carreira de professora há um ano para produzir e estrelar filmes pornográficos, segundo reportagem do jornal inglês "The Sun".
De acordo com o periódico, alguns de seus ex-alunos chegaram a encontrar seus vídeos na internet. E os estudantes são só elogios a Liselle, que lecionava inglês e literatura em uma escola secundária em Londres.

Chinês 'engole' aranha, cobras e outros bichos venenosos



O chinês Li Peng, de 21 anos, que mora em Tonghua, na província de Jilin, virou atração na China por colocar bichos venenosos vivos na boca. Peng já colocou cobras, escorpiões, aranhas e lagartos na boca. Ele contou que aprendeu a realizar o número inusitado há dois anos quando trabalhava em um bar, segundo o jornal inglês "Daily Telegraph".

Golpes contra empresas recuaram quase 40%, segundo Serasa Experian

De acordo com levantamento inédito divulgado pela Serasa Experian nesta terça-feira (3), os prejuízos causados por tentativas de golpes contra empresas recuaram 39% de junho de 2009 a maio de 2010, ante os doze meses anteriores. O montante de perdas caiu de R$ 221,7 milhões de junho de 2008 a maio de 2009, para R$ 160 milhões no período em análise. Apesar deste recuo, as tentativas de fraudes detectadas aumentaram 63%, saindo de 2.950 (2008/2009) para 4.800 (2009/2010). Mais de 90% das tentativas foram aplicadas por empresas de pequeno porte.
Para evitar riscos e prejuízos dessa natureza é preciso fazer uma rigorosa validação dos dados cadastrais da empresa e dos sócios, conforme explica no comunicado o presidente da Unidade de Negócios de Crédito da Serasa Experian, Laércio de Oliveira.
A maioria das pequenas e médias empresas fraudadoras está localizada na região Sudeste (46%), contabilizando mais de R$ 102 milhões em perdas. A região aparece como campeã de fraudes justamente por ser o maior PIB (Produto Interno Bruto) do País. Contribuem para este cenário características próprias das instituições de menor porte, tais como informalidade, pulverização e facilidade de mudanças.
Os segmentos que mais sofreram golpes foram os comércios de produtos alimentícios (24%), materiais para construção (16%), vestuário e acessórios (10%), e atacadista de alimentos e bebidas (6%), por trabalharem com produtos de fácil aceitação. Os golpes mais comuns são caracterizados por empresas que compram outras empresas, muitas delas inativas. Roubo de identidade, furto e uso indevido de CNPJ, além de alterações fraudulentas de contrato social, emissão e desconto de duplicatas frias, compras em fornecedores de diversos segmentos não ligados à atividade da empresa e cheques posteriormente sustados estão também entre os golpes mais frequentes.

Mulher mais velha de Tóquio, de 113 anos, está desaparecida

A mulher que é registrada como a pessoa mais velha de Tóquio, com 113 anos, está desaparecida, segundo informações oficiais da cidade.
Fusa Furuya, nascida em julho de 1897, não vive no endereço que tem registrado oficialmente em seu nome e sua situação atual é desconhecida. Seu desaparecimento veio à tona poucos dias depois da descoberta do corpo mumificado de um homem que a prefeitura acreditava ser o mais velho da cidade, com 111 anos.
Na semana passada, funcionários municipais do distrito de Adachi descobriram em sua casa os supostos restos de Sogen Kato, nascido em 1899, considerado o homem mais velho da capital japonesa.
Embora os registros municipais indicassem que o homem seguia vivo, os funcionários acreditam que Kato faleceu há mais de 30 anos, pois em seu domicílio foram encontrados jornais cuja data mais recente era de 5 de novembro de 1978.
A Polícia suspeita que a família do idoso não comunicou a morte para continuar recebendo sua pensão, que seguia sendo descontada.
Periodicamente as autoridades municipais no Japão visitam os domicílios dos centenários do país para terem certeza de suas situações, por ordem do Ministério da Saúde.
Após o caso de Kato, foi informado também que a suposta mulher mais velha da capital japonesa, Fusa Furuya, nascida em 1897, está em paradeiro desconhecido.
Na sexta-feira passada, funcionários do distrito de Suginami visitaram sua casa, mas não acharam a mulher, segundo a agência local "Kyodo".
Sua filha mais velha, de 79 anos, que reside na casa, assegurou que não a vê há duas décadas, e que achava que vivia com seu irmão há 40 anos.
Segundo as estatísticas do Ministério de Saúde, no Japão havia 40.399 pessoas com pelo menos 100 anos até setembro de 2009.
Em 2005 foi descoberto que uma mulher de Tóquio que supostamente tinha 110 anos estava desaparecida há quatro décadas, e por isso o Ministério da Saúde pediu às autoridades locais que visitassem as pessoas mais velhas e certificassem que seguiam vivas.
Segundo a "Kyodo", na mesma época foi descoberto que pelo menos 52 supostos centenários estavam desaparecidos ou tinham morrido, sem que as autoridades tivessem tomado conhecimento disso.
O Japão é um dos países com maior expectativa de vida do mundo, especialmente no caso das mulheres. Entre as mulheres, a média é de 86,44 anos, a maior do mundo, enquanto entre os homens é de 79,59 anos.

Operação lacra parte de empresa que funcionaria sem autorização no Rio

Policiais da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) fizeram uma operação, na manhã desta terça-feira (3), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, numa empresa que estaria vendendo óleo para motores de automóveis sem autorização da Agência Nacional de Petróleo (ANP). A operação contou com o apoio de policiais da 33ª DP (Realengo) e peritos do Instituto de Criminalística Carlos Éboli (ICCE).
De acordo com a polícia, o óleo, que seria usado, era vendido como novo. No local, agentes constataram que a fábrica estava com a autorização para o funcionamento vencida. Além disso, faltava impermeabilização do chão, item obrigatório para o manuseio de óleo.
Amostras do produto foram recolhidas para exames. Parte do lote que estava na empresa foi apreendida e outra parte lacrada até a conclusão das análises. Segundo o delegado Pedro Paulo Pontes Pinho, da 33ª DP, foram apreendidos 1.878 litros do produto para venda e oito mil litros que ainda seriam enlatados.

Músicas de Paul McCartney devem aparecer em 'Glee'



As músicas do ex-beatle Paul McCartney devem aparecer na nova temporada da série “Glee”, afirmou o criador do programa, Ryan Murphy, ao site da BBC. Murphy explica que foi sugestão do próprio McCartney usar suas canções no seriado.
“Eu recebi umas gravações fantásticas de Paul McCartney algumas semanas atrás”, contou ele que afirmou que os dois CDs estavam em um pacote azul que, segundo Murphy, continha ainda um recado do músico: “Oi Ryan, espero que você considere alguma dessas músicas para ‘Glee’”.
“Eu tinha ouvido que ele [McCartney] era um fã do programa. Eu fiquei surpreso. E é claro que nós vamos fazer alguma coisa com ele”, explicou o criador da série.
Ainda de acordo com Murphy, a cantora Susan Boyle, que ficou famosa por ter participado de um reality show britânico, também deve participar do seriado, no episódio de Natal. Ela vai interpretar alguém que trabalha entregando os lanches aos alunos.

Barulho e vazamentos incomodam moradores de condomínios em SP

Vazamentos e barulho em excesso estão entre as principais reclamações de quem mora em prédio, na capital paulista. A solução encontrada por muitos condôminos é procurar o síndico, mas nem sempre o problema pode ser resolvido apenas com essa intermediação.
Na hora de escolher o novo apartamento, os moradores procuram sempre um lugar tranquilo para morar. Essa foi a ideia do casal Karina Pelense de Carvalho e Rodrigo de Carvalho Junior. Eles escolheram morar no Alto do Mandaqui, na Zona Norte de São Paulo, mas desde que o prédio vizinho começou a ser construído, o barulho começou.
“Nós viemos do interior em busca de um clima igual. Tivemos que engolir pó e barulho durante a obra do prédio. Quando acabou, pensamos que tudo ia melhorar, mas piorou”, conta Rodrigo. O condomínio ao lado tem três torres e 246 apartamentos com varandas e churrasqueiras, onde sempre há festas.
Uma moradora registrou o barulho do último fim de semana. A festa que atormentou a dona de casa Nair dos Santos foi até às 5h. “Eu acordei, peguei um livro e fui ler”. Ela reclamou com a administração do prédio vizinho, mas não adiantou.
No prédio de Nair dos Santos, morador barulhento leva advertência e pode pagar multa de R$ 520. A síndica Maria Melo é rigorosa, mas está com um problema sem solução aparente: ela diz que está sendo pressionada por alguns moradores para reclamar do administrador do prédio vizinho. “Não posso fazer nada, pois se trata de outro prédio. Cada morador incomodado é que tem que reclamar”, diz a síndica.

'Reformas são faladas, mas nunca priorizadas', disse Marina



A candidata do PV à Presidência da Pepública, Marina Silva, criticou nesta terça-feira (3), em entrevista à Rádio Central de Campinas, o discurso dos adversários a respeito das reformas. "Reformas são faladas, mas nunca priorizadas, nem nos 8 anos de Fernando Henrique Cardoso nem nos 8 anos de Luiz Inácio Lula da Silva", disse
"Reformas não foram feitas e agora ambos pedem mais quatro anos dizendo que agora sim vai ser possível fazer. Vamos trabalhar para que reformas sejam prorizadas", disse Marina, criticando indiretamente os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).
Em relação ao aumento do salário mínimo, Marina afirmou que é preciso levera em conta a questão das finanças públicas. " A previdência está comprometida em 12% do PIB do país. Tanto aposentados quanto quem ganha salário mínimo precisam de um sistema de reajuste que favoreça uma vida digna. Mas não pode comprometer as finanças do país".
"Quando se pensa no aumento das aposentadorias, que são justas, ou do salário mínimo, não se pode separar dos problemas que já temos em relação aos gastos do governo. Vamos ter que priorizar gastos e evitar o desperdício. Boa parte dos recursos são drenados pela corrupção e pela ineficiência do poder público, que não valoriza o tributo o que é cobrado de cada cidadão", afirmou Marina.
Sobre a Lei de Resíduos Sólidos, aprovada nesta segunda-feira (2) pelo Congresso, Marina disse que foi articulada durante sua gestão no Ministério do Meio Ambiente. " A lei é fundamental para o tratamento adequado dos residuos no Brasil. Temos 25 mil crianças que vivem em lixões, temos 60% do lixo lançado nos lixões, a maioria das cidades não tem aterro sanitário".
A Lei estabelece consórcios das prefeituras, apoio às cooperativas de reciclagem e logística e prevê responsabilidade compartilhada entre população, poder público e as empresas no que se refere aos resíduos perigosos. "Agora será obrigatório para as empresas fazer recolhimento de pilhas, baterias e outros resíduos perigosos", disse Marina.

Tasso lidera intenções de voto para o Senado no Ceará, diz Ibope



Pesquisa Ibope realizada no Ceará e divulgada nesta terça-feira (3) aponta que o senador Tasso Jereissati (PSDB) lidera as intenções de voto para senador no estado. Entre os pesquisados, 63% declararam voto no candidato, que disputa a reeleição. O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares. Dois candidatos serão eleitos pelo Ceará para a Casa.
Em segundo lugar, o deputado federal Eunício Oliveira (PMDB) detém 27% das intenções. Atrás dele vem José Pimentel (PT), com 25%, seguido de Tarcísio Leitão (PCB), com 6%. Raquel Dias (PSTU) obteve 4% das intenções de voto.
Foram realizadas 1.204 entrevistas entre os dias 30 de julho e 1º de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo 40508/2010 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 21326/2010.

Marina prevê ampliação do 'colapso' nos aeroportos a partir de 2014



A candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva, previu nesta terça (3), em São Paulo, a ampliação dos problemas nos aeroportos a partir de 2014 devido às "dificuldades" do país em infra-estrutura.
"Temos um grave problema. Se considerarmos que vamos ter os Jogos Olímpicos de 2016 e se considerarmos a Copa de 2014, a tendência é que esse colapso possa aumentar", afirmou a candidata, ao comentar a crise nos aeroportos registrada desde sexta-feira em razão de atrasos e cancelamentos de voos.
Marina Silva participou de um encontro com dirigentes de bancos e entidades financeiras organizado pela Confederação Nacional das Instituições Financeiras (CNF) e pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban).
Segundo a presidenciável, a infra-estrutura do país necessita de "um plano". "Não temos sequer um programa", criticou. "Estamos vivendo uma série de dificuldades na infra-estrutura, desde o setor elétrico aos aeroportos", declarou.
Para enfrentar o problema, ela defendeu o estabelecimento de um marco regulatório e a ampliação do investimento público no setor.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Enchentes deixam 980 mil desabrigados no Paquistão, diz ONU



Em torno de 980 mil pessoas perderam suas casas ou foram deslocadas por conta das enchentes sem precedentes que atingem o Paquistão, informaram as Nações Unidas nesta segunda-feira (2), completando que esta cifra deve atingir 1 milhão.
"Segundo uma avaliação rápida feita pelo Programa Alimentar Mundial da ONU, em quatro distritos - Nowshera, Charsadda, Mardan e Peshawar - o número de pessoas que perderam suas casas ou que estão temporariamente deslocadas chega a cerca de 980.000", afirmou o escritório de coordenação de assuntos humanitários (Ocha).
"Na medida em que a equipe continua sua avaliação em outros distritos da província, o número de pessoas afetadas poderá superar 1 milhão", completou o Ocha.
O Paquistão enviou nesta segunda-feira equipes médicas para o noroeste do país por temor de que doenças pudessem se espalhar após as piores enchentes da história recente do país terem matado 1.200 pessoas. "Calculamos que cem mil pessoas, na maioria crianças, tenham sido afetadas pelo cólera ou por doenças gástricas", disse Syed Zahir Ali Shah, ministro da Saúde da província de Khiber Pajtunjua.
As chuvas causaram fortes inundações e deslizamentos de terra, destruindo milhares de casas e devastando terras agrícolas em uma das regiões mais pobres do Paquistão, já castigada pela violência atribuída aos insurgentes talibãs e a grupos vinculados à al-Qaeda.

Câmera flagra assalto em lan house na Baixada Fluminense



Uma câmera flagrou um assalto a uma lan house no fim de semana em Duque de Caxias, Baixada Fluminense. As imagens são do circuito interno da loja e foram enviadas pelo proprietário, o internauta Jorge Azevedo, pelo VC no G1.
De acordo com Jorge Azevedo (no vídeo ao lado, com a camisa do Flamengo), o assalto ocorreu na madrugada de domingo (2). Por volta de 1h10, duas garotas entraram no estabelecimento, que fica no Jardim Primavera, acompanhadas de um rapaz. Elas se cadastraram para usar os computadores e ele ficou na porta.
Minutos depois, o rapaz anunciou o assalto, rendendo o proprietário e os clientes presentes. O dono da lan house disse que foram levados computadores, notebook e R$ 150 em dinheiro. A ação durou 15 minutos e o prejuízo foi estimado em R$ 5 mil.
"Elas (as meninas) aparentavam, no máximo, 16 anos. Eu disse que já estava fechando, mas elas disseram que era rápido. Iam só usar o Orkut. O rapaz estava armado e apareceu depois. Eles estavam em um Gol preto, mas não consegui anotar a placa", disse o proprietário.
Jorge Azevedo contou que, no final do assalto, o rapaz quebrou a câmera da lan house.

Mike Tyson diz ter feito ‘Se beber, não case’ para comprar drogas



O lutador Mike Tyson, em entrevista à ESPN Radio neste domingo (1), deu declarações polêmicas sobre a sua atuação na comédia “Se beber, não case”. Segundo ele, a participação apenas aconteceu porque “precisava sustentar seu vício em drogas”.
Na comédia, o peso-pesado interpreta a si mesmo. Na trama, um grupo de quatro amigos embriagados rouba o seu tigre de estimação.
Tyson também admitiu que não imaginava que o longa, eleito comédia do ano no último Globo de Ouro, pudesse ter sido o sucesso internacional que foi. Inclusive, ele tinha a ideia inicial de vender cópias piratas do filme para lucrar com sua participação.
Tyson diz que a morte de sua filha de quatro anos em maio o fez largar o vício em cocaína e também suas idas à casas noturnas. Com a tragédia, ele afirma ter se tornado vegan - não consome qualquer alimento ou veste roupas de origem animal.

Homem morto em SP pode ter sido vítima de 'saidinha de banco'



O homem atingido por dois tiros quando saía de um banco na Rua Domingos de Moraes, na Vila Mariana, na Zona Sul de São Paulo, pode ter sido vítima do golpe conhecido como 'saidinha de banco'. Segundo a polícia, o empresário musical João Cachengo Júnior, de 45 anos, havia acabado de sacar R$ 27 mil para pagar as emissoras que divulgam o trabalho dele ao ser abordado. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu.
André Gurgel, profissional de informática, disse que fazia um trabalho num edifício próximo ao local, quando ouviu os tiros. “Ouvi de 3 a 4 tiros. Quando cheguei na janela vi uma moto com dois homens fugindo. O garupa usava um moletom azul e estava encapuzado e sem capacete. A vítima estava no chão com o papel na mão”, afirmou.
No chão, além do papel que embalava o dinheiro, sete cápsulas de uma pistola 380 mm usada pelos assaltantes estavam espalhadas próximo ao carro da vítima. Eles levaram todo o dinheiro. Após ser atingido na perna e no braço, o empresário foi levado com vida para o Hospital São Paulo, também na Zona Sul.
Segundo o delegado da 36º DP, a vítima tinha passagens pela polícia, uma em 1987 por roubo e outra em 1995 por periclitação de vida (expor a vida ou a saúde de alguém em risco).
“Aparentemente o que houve foi um crime comum, uma 'saidinha de banco', mas vamos trabalhar também com outras vertentes”, afirmou o delegado Marcos Antônio Manfrin.

No pedido de desculpas, santistas escorregam e levam bronca de Robinho



Após a polêmica causada pela transmissão via twitcam na noite deste domingo, o goleiro Felipe, o meia Madson e o atacante Zé Eduardo, por iniciativa da diretoria do Santos, tentaram contornar o episódio usando nesta segunda-feira a mesma ferramenta da internet. Mas só Felipe, que ofendeu um torcedor no domingo, se desculpou formalmente pelo episódio. Madson e Zé Eduardo lamentaram, mas adotaram mais um tom de brincadeira e até crítico em relação a internautas que acompavanham a transmissão. E Robinho apareceu na parte final e também não perdeu a oportunidade de alfinetar o grupo.
- Foi esse bando de juvenil que fez merda. Tem mais é que tomar uma pá de porrada – falou o craque.
Mais falante do trio, Zé Eduardo afirmou que estava brincando ao comentar uma possível satisfação pela iminente saída de Robinho.
- Eu estava no celular brincando com o Robinho, e a moçada levou a sério. A galera (torcedores) pegou um pouco pesado. Quem não vai querer o Robinho aqui? Sempre tem alguém querendo estragar quando vê o grupo alegre. Eu estava brincando e deu essa repercussão toda – frisou o jogador, pedindo em seguida a presença do companheiro.
- Robinho, vem aqui explicar que foi um mal-entendido. Você sabe que eu te amo. Vem aqui, neguinho. Te imploro – pediu Zé Eduardo.
O goleiro Felipe, que dissera a um torcedor que gastava com a ração de seu cachorro o mesmo que ele ganhava de salário, tentou se justificar.
- Quero pedir desculpas a todos. Eu estava brincando com o Marquinhos. Os moleques me chamaram e depois os caras (torcedores) me ofenderam - argumentou o arqueiro.
Marquinhos também entrou na transmissão e garantiu que o grupo estava concentrado para a final da Copa do Brasil, na quarta-feira, contra o Vitória.
Madson, por sua vez, procurou ressaltar que o grupo festejava o triunfo sobre o Grêmio Prudente, domingo, por 2 a 1, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro, e que também acabou mal interpretado.
- A gente estava em um momento feliz, comemorando a vitória do time. Mas tem alguns caras que não entendem, ficam xingando a gente e acabam tumultuando. De repente nem são santistas.

Atacante do Fortaleza é detido com munição ao embarcar com time



O atacante Rinaldo, do Fortaleza, não conseguiu embarcar, nesta segunda-feira, para Salvador com o elenco tricolor. O jogador teve a bagagem revistada no aeroporto da capital cearense, e policiais encontraram quatro projéteis calibre 38 entre os pertences dele. Com isso, o atleta foi detido para prestar depoimento. Ele explicou que já teve arma, mas doou à Polícia Federal. E não lembrava que as balas ainda estavam em sua bolsa de viagem.
Após ser ouvido pelo delegado de plantão da Superintendência Regional da Polícia Federal de Fortaleza, Rinaldo foi liberado para embarcar no voo das 16h40m. Ele seguiu viagem quase três horas depois do time, que enfrenta o Bahia, nesta terça-feira, às 21h, em Pituaçu, pelo Campeonato do Nordeste.
No entanto, o atacante será intimado a depor novamente pela Polícia Federal e terá de explicar a origem da munição. O jogador pode ser enquadrado em crime de porte ilegal de arma, com pena de dois a quatro anos de reclusão mais multa.
Por outro lado, o gerente de futebol do Fortaleza, Sérgio Papelin, negou a versão da Polícia Federal.
- O Rinaldo foi assaltado e estava sem identidade. Então, ele tentou apresentar um passaporte vencido, mas o documento não foi aceito pela polícia. Não embarquei para Salvador com o time, mas estava no aeroporto e fui com o jogador até a sala da PF. Ele conversou com um delegado por, no máximo, meia hora e recebeu uma autorização provisória para viajar - garantiu o dirigente.

René assume o Dragão e lembra que já salvou o Flu de situação pior



O técnico René Simões foi apresentado nesta segunda-feira como novo comandante do Atlético-GO. Na ocasião, ele falou sofre a responsabilidade de comandar o time, que atualmente é o lanterninha do Campeonato Brasileiro, com oito pontos em 12 jogos. E também recordou que salvou o Fluminense do rebaixamento em circunstância mais delicada que a do Dragão. O treinador concedeu entrevista coletiva ao lado do presidente do clube, Valdino de Oliveira.
- Eu gosto de desafios. Trata-se de um time que tem estrutura, que quer crescer no cenário brasileiro, e sempre entendi que o Atlético é um lugar legal para trabalhar. Em 2008, assumimos o Fluminense e tínhamos dez jogos apenas para manter o time na Primeira Divisão. Com muito equilíbrio, tranquilidade e trabalho dentro de campo, é possível. Aqui, ainda faltam 26 rodadas e temos tempo para fazer muita coisa - afirmou René Simões, em entrevista ao site oficial do clube.
Com o novo treinador chegam também os auxiliares Franciso Jorge do Santos e Alfredo Montesso. Mal pisou no CT do clube, René foi a campo comandar seu primeiro treinamento. Ele teve uma conversa com os jogadores antes da atividade e dirigiu um trabalho técnico. Os atletas rubro-negros já haviam realizado um treino físico no período matutino.
O volante Robston, que saiu de campo na última rodada de ambulância, se apresentou no departamento médico. No entanto, ele também acabou indo a campo com a equipe na presença de René Simões. O jogador explicou como se machucou.
- Foi numa dividida que levei a pior, pois bati as costas e a nuca no chão. Cheguei a ficar desacordado, não me lembro de muita coisa. Passei a noite em observação no hospital, mas no outro dia já fui para casa. Felizmente, não foi nada grave - declarou.
O novo treinador rubro-negro terá até domingo para preparar o time que enfrenta o Ceará, no Castelão, em Fortaleza. René Simões contará apenas com um desfalque: o lateral-direito Márcio Gabriel.

Marina Silva dedica dia a discussões sobre a reciclagem, em SP

O dia da candidata do PV, Marina Silva, foi dedicado a discussões sobre a reciclagem. Ela visitou uma empresa de informática no interior de São Paulo.
Marina Silva conheceu o processo de separação das peças de computador que serão encaminhadas para a reciclagem e entregou dois notebooks para serem desmontados.
A visita durou cerca de uma hora e meia. Marina silva esteve no centro de reciclagem no dia em que foi sancionada a lei de resíduos sólidos. A candidata do PV comemorou a assinatura da lei e lembrou que, quando era ministra do Meio Ambiente, trabalhou pela aprovação da proposta que vai obrigar as empresas a recolher as embalagens e produtos descartados.
"Nossa determinação é de ampliarmos cada vez mais os incentivos para que investimentos dessa natureza possam contar com o necessário apoio, para que a gente tenha a prática da reciclagem, do reuso e do tratamento do lixo como um investimento e não como um problema”, declarou a candidata.

Receita vai mudar procedimento para quem cair na malha fina

A Receita Federal vai mudar o procedimento para quem caiu na malha fina. O contribuinte poderá apresentar nas delegacias regionais do órgão os comprovantes dos gastos descritos na declaração de Imposto de Renda.
O fiscal terá até oito dias para comprovar se os dados conferem e excluir o contribuinte da lista da Receita. Hoje, o atendimento não é feito por um fiscal e o prazo é de dois anos em média.
A Receita também informou nesta segunda que casais do mesmo sexo poderão incluir seus companheiros como dependentes na declaração do Imposto de Renda. A novidade já vale para este ano.

A partir desta segunda, o contribuinte poderá retificar declarações dos últimos cinco anos. Mas os casais que já declararam separadamente só serão beneficiados em 2011.

O que houve não foi uma mudança na lei. O governo só reconheceu que as mesmas regras valem para os casais heterossexuais e homossexuais.

Serra visita colônia japonesa na Liberdade, em São Paulo

O candidato do PSDB à presidência, José Serra, começou a semana fazendo campanha em São Paulo.
O bairro da Liberdade, reduto da colônia japonesa em São Paulo, foi o local escolhido pelo candidato do PSDB à presidência, José Serra, para se encontrar com eleitores. Por meia hora, ele caminhou pelo calçadão.
Depois da caminhada, o candidato do PSDB foi à associação cultural do bairro da Liberdade, onde ele foi recebido por líderes da comunidade japonesa.
Serra pintou um dos olhos do boneco da sorte darumá e fez um pedido. Pela tradição, se o desejo se realizar, Serra terá que voltar para pintar o outro olho.
“Meu desejo é aquele de poder levar o Brasil para frente, de poder melhorar o Brasil. Eu tenho dito: ‘O Brasil pode mais’. E ele pode mais na área da segurança, na área da saúde, na área da educação, principalmente do ensino profissionalizante que dê qualificação e futuro para os nossos jovens”, declarou o candidato.

PF apresenta equipamentos de segurança para a Copa de 2014



A Polícia Federal apresentou, nesta segunda, em Brasília, equipamentos que serão usados na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.
Uma das novidades é um robô que neutraliza bombas. Os equipamentos fazem parte de uma unidade que custou R$ 1,5 milhão. O governo pretende comprar uma para cada cidade-sede da Copa.

Dilma Rousseff se reúne com dirigentes esportivos no Rio



A candidata do PT, Dilma Rousseff, se reuniu com dirigentes esportivos no Comitê Olímpico Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Dilma Rousseff foi recebida pelo presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e por uma plateia de atletas e presidentes de confederações esportivas.
A candidata do PT assistiu a uma apresentação sobre os projetos para as Olimpíadas de 2016 no Rio. Depois, ela ganhou o documento de preparação dos jogos e um agasalho esportivo.
No discurso, Dilma Rousseff definiu como prioridade a modernização dos aeroportos, defendeu a abertura de capital da Infraero, mantendo o controle do estado, e prometeu ainda investimento na formação de atletas.
“Esse duplo compromisso, potência esportiva e potência social, é o que é o nosso compromisso para 2016. É isso que nós queremos desse grande evento que são as Olimpíadas”, declarou a candidata.

Alunos de cidades atingidas por enxurradas do Nordeste ainda não sabem onde irão estudar

Esta segunda-feira marcou a volta às aulas para milhões de estudantes do Brasil inteiro. Mas, no Nordeste, nas cidades atingidas pelas enxurradas do mês passado, muitos alunos ainda não sabem onde irão estudar.
Carteiras vazias e muitas lembranças. No reinício das aulas em Palmares, a primeira tarefa da turma foi escrever sobre as férias marcadas pelas enchentes.
“Graças a Deus, a minha família está salva”, disse uma menina.
“Todos juntos iremos construir uma nova Palmares, deseja outra jovem.
Alguns estudantes preferiram desenhar o que não conseguiram expressar com palavras.
“Eles estão bem otimistas. Eu esperava que eles retornassem mais tristes”, revelou a diretora da escola, Lucy Campos.
A sala de aula não é a mesma para os alunos de cinco escolas destruídas. Eles foram transferidos para outros prédios. Os 38 mil estudantes das escolas devastadas voltaram às aulas com duas semanas de atraso no calendário escolar. Em todo o estado, 50 colégios não resistiram aos temporais e, mesmo alguns que não foram atingidos, ainda não podem ser devolvidos aos estudantes.

Mulher é presa após ligar para polícia e convidar operadores para sair



A norte-americana Bernadette Music, de 43 anos, foi presa na semana passada no estado de Ohio (EUA) após ligar para o serviço de emergência da polícia e perguntar para os operadores se eles não queriam sair com ela, segundo a emissora de TV "WKRC".
A mulher ligou no dia 26 de julho cinco vezes para o serviço de emergência, pedindo para dois operadores se eles não gostariam de se encontrar com ela.
De acordo com as autoridades, Bernadette estava alcoolizada. Quando a polícia foi até a porta de sua casa, ela se recusou a sair.
Conforme a polícia, a mulher também teria urinado no corredor de seu prédio no mesmo dia. Ela foi acusada de conduta desordeira.

Americano é preso após ser flagrado dormindo em banheiro químico



O norte-americano Patrick Modern, de 24 anos, foi preso na semana passada em Portsmouth, no estado de New Hampshire (EUA), acusado de invasão depois que foi encontrado dormindo em um banheiro químico.
Uma pessoa ligou para a polícia para relatar que um homem estava dormindo dentro de um banheiro químico colocado no estacionamento de um centro de recreação. O banheiro era usado por pedreiros que trabalhavam no local.
Além de ser acusado de invasão, Modern era procurado por outro delito cometido. No dia 1º de junho, ele foi flagrado com posse ilegal de medicamentos controlados. Ele terá que comparecer a uma audiência no tribunal nesta segunda-feira (2).

sábado, 31 de julho de 2010

'Não tive tempo de reagir', diz policial alvo de atentado em SP



Após um ano e três meses como comandante da Rota, o tenente-coronel Paulo Telhada admitiu que o atentado deste sábado (31) foi o primeiro que sofreu desde então. Ele está à frente da tropa de elite da Polícia Militar de São Paulo e foi alvo de atiradores na porta de casa, na Zona Norte da capital, mas não ficou ferido.
Ele deixava sua residência, no final da manhã, quando dois homens se aproximaram de carro e dispararam mais de dez tiros. A Rua Fábio Ferreira Veloso, na Freguesia do Ó, foi fechada pela polícia. Imagens de um cinegrafista amador mostram os momentos depois do atentado. São marcas de tiros visíveis em vários lugares, como paredes e no pneu do carro de Telhada. Os cartuchos ficaram espalhados no chão.
Eram 11h quando o tenente-coronel, que tirava o carro da garagem, quando foi surpreendido pelos criminosos. Eles estavam em um carro prata, atiraram mais de dez vezes e fugiram.
Telhada se abaixou dentro do carro e os atiradores fugiram. Ele contou ainda que minutos antes tinha manobrado o carro do filho e não percebeu nada estranho na rua. “Fui até a esquina e não vi carro suspeito, nem nada. Com certeza eles estavam na minha captura”, disse o oficial. "Não tive tempo de reagir. Graças a Deus nenhum tiro me atingiu."

Menino de 3 anos sobrevive a queda de prédio na Turquia



Um menino de 3 anos sobreviveu após cair do alto de um prédio na Turquia. As câmeras de vigilância registraram a cena.
Por sorte, uma pilha de canos de plásticos amorteceu a queda. A mãe contou que costumava deixar o filho brincar na varanda do terceiro andar enquanto cozinhava.
O menino sofreu apenas ferimentos leves.

Cenógrafo brasileiro Cyro del Nero morre aos 78 anos



Morreu na madrugada deste sábado (31), aos 78 anos, o cenógrafo brasileiro Cyro del Nero. Paulistano do bairro do Brás, ele criou cenas para diversas peças de teatro e óperas, além de ter um importante papel na TV brasileira.
Segundo sua assessoria de imprensa, a causa da morte foi insuficiência coronariana e ele deixa esposa e sete filhos.
O velório de del Nero foi realizado na tarde deste sábado (31) na capela do Cemitério Primaveras, em Guarulhos. Seu corpo foi cremado às 17h no crematório do mesmo local, projetado por ele em 2004, com jardins de inverno que considerava "atemporais".
Del Nero foi considerado o melhor cenógrafo nacional da 5ª Bienal de Artes Plásticas de São Paulo e também era professor titular da Universidade de São Paulo dos cursos de cenografia e indumentária teatral na USP.

Veto a criança com menos de 12 anos em show gera confusão em Sorocaba



O show do cantor sertanejo Luan Santana foi marcado por confusão na noite desta sexta-feira (30), em Sorocaba, no interior de São Paulo. Crianças com menos de 12 anos, mesmo acompanhadas pelos pais, foram impedidas de entrar no evento.
A revolta aumentou quando os participantes barrados descobriram que não receberiam o dinheiro de volta. A situação ocorreu por causa de uma decisão judicial que impediu a presença de menores de 12 anos no evento, o que não tinha sido informado na venda do ingresso. A entrada não foi permitida nem mesmo para quem estava acompanhado pelos pais.
Os 16 integrantes do Conselho Tutelar da cidade ficaram com a tarefa de fiscalizar se a determinação estava sendo cumprida. Cerca de 25 mil pessoas estavam no show.
O Procon informou que se for mesmo comprovado que no ingresso não havia a informação de que menores de 12 anos não poderiam entrar no show, os organizadores serão obrigados a devolver o dinheiro do ingresso.

Vento forte causa prejuízo no RS


A frente fria que chegou ao Rio Grande do Sul causou estragos, na madrugada deste sábado (31), em Santa Maria.
Os ventos atingiram mais de cem quilômetros por hora na cidade. Uma árvore de mais de dez metros de altura caiu em uma casa.
Postes também foram derrubados e os fios de distribuição de energia ficaram espalhados pela rua. Ninguém ficou ferido.

Colômbia 'jamais pensou' em atacar a Venezuela, diz governo

O governo do presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, negou neste sábado que pretenda lançar um ataque militar contra a Venezuela, como havia denunciado o presidente do país vizinho, Hugo Chávez.
"A Colômbia jamais pensou em atacar ao povo irmão da República Bolivariana da Venezuela, como disse o presidente desse país em um claro engano a sua própria nação", enfatizou um comunicado oficial lido pelo Secretário de Imprensa do Executivo colombiano, César Velásquez.
O porta-voz acrescentou ainda que a Colômbia apelou aos canais de direito internacional "e seguirá insistindo nesses mecanismos para que sejam adotados os instrumentos que façam com que o governo venezuelano cumpra com a obrigação de não abrigar terroristas colombianos".

Revelações do caso Eliza parecem coisa de novela, diz 'New York Times'



O caso do desaparecimento de Eliza Samudio e a detenção do goleiro Bruno ganharam destaque na mídia internacional neste fim de semana. Uma reportagem publicada no site do jornal americano "The New York Times" noticiou o indiciamento de Bruno e apresentou a versão da polícia para o caso. Segundo o jornal, "os brasileiros vêm sendo expostos a uma grande quantidade de revelações que parecem novela e a detalhes macabros".
O jornal diz que o caso dominou a cobertura jornalística do país "obcecado por futebol" por semanas, e que culminou com a conclusão das investigações da polícia. A reportagem diz que os advogados de Bruno mantêm a inocência do goleiro, e conta que o corpo de Eliza Samudio não foi encontrado.
Além do jornal nova-iorquino, a rede de TV CNN também já deu destaque ao caso. Em várias reportagens publicadas no site e na TV ao longo do mês de julho, a CNN apresentou a tese da polícia de que Bruno "assistiu ao assassinato da ex-namorada".
O caso já foi noticiado também no jornal "USA Today", ainda no início de julho, quando Bruno foi detido. "Goleiro do Flamengo passa a noite na cadeia", dizia o título da reportagem, que tinha informações da agência de notícias Associated Press.

Ser alvo de piada mostra maior relevância do Brasil, diz pesquisador



O ator americano Sylvester Stallone aprendeu a lição na última semana: respeito é bom, e o Brasil gosta. Piadinhas de mau gosto não são bem recebidas pela população do país, que se ofende e exige retratação. Depois de fazer comentários irônicos de que filmar no Brasil era bom porque ele podia explodir tudo e as pessoas ainda agradeciam e ofereciam um macaco de presente, o astro de filmes de ação foi atacado na internet e precisou pedir desculpas logo um dia depois. Antes dele, o comediante Robin Williams e desenhos animados de humor, como Os Simpsons e South Park, já tinham sido o foco da irritação brasileira com a exposição irônica na mídia americana.
Sempre que problemas do Brasil viram piada no exterior, eles são repercutidos na mídia brasileira quase como questões diplomáticas. Mas um pesquisador brasilianista diz que quem mora no Brasil não deveria ficar ofendido com essa exposição irônica e depreciativa, e que isso, na verdade, demonstra uma maior relevância do país no cenário internacional. “Piadas mostram um interesse maior no país. Ter piadas sobre o Brasil significa que as pessoas estão pensando e falando sobre o país”, explicou Joseph A. Page, professor de direito e diretor do Centro para Avanço no Controle Legal nas Américas da Universidade Georgetown, em Washington DC.
Page morou por muitos anos no Brasil e conhece este sentimento de ofensa com a ironia externa. Ele é autor do livro "The Brazilians" (Os Brasileiros), lançado nos anos 1990, em que narra sua relação pessoal com o Brasil e tenta decifrar os aspectos da cultura para identificar o que caracteriza o povo deste país. Segundo ele, nada nesses comentários irônicos reflete preconceito com o Brasil, e eles podem ser vistos até mesmo como uma demonstração de conhecimento e respeito pelo país, já que nações irrelevantes para os Estados Unidos costumam ser ignoradas pela produção cultural dali.

Comédia de Steve Carell lidera bilheterias na América do Norte



A nova comédia de Steve Carell, "Um jantar para idiotas", assumiu a liderança das bilheterias da América do Norte já no início deste fim de semana, de acordo com estimativas preliminares divulgadas neste sábado (31), mas enfrenta uma disputa apertada com o atual campeão "A origem."
"Um jantar para idiotas" abriu com US$ 8,4 milhões na sexta-feira, enquanto "A Origem" arrecadou US$ 8,15 milhões, disseram as distribuidoras Paramount Pictures e Warner Bros Pictures.
Ambos devem terminar na faixa dos filmes que levantaram menos de US$ 20 milhões quando as estimativas dos três dias do fim de semana forem conhecidas no domingo.
Outras novidades nas telas são o melodrama psicológico de Zac Efron, "Charlie St. Cloud", na quarta posição com vendas de US$ 5,6 milhões na sexta-feira e "Como cães e gatos: a vingança de Kitty Galore" ocupando a sexta colocação com US$ 4,2 milhões.
O filme de Carell, que recebeu críticas mistas, tem o ator como um palhaço convidado para uma festa de esquisitões organizada por homens de negócio ricos que ridicularizam sua estupidez. Paul Rudd é seu companheiro de elenco e Jay Roach, famoso por "Austin Powers - O agente Bond Cama", é o diretor.
O mais recente filme de Carell, "Uma noite fora de série", com Tina Fey, rendeu US$ 25 milhões em seu primeiro fim de semana em abril e somou US$ 98 milhões na América do Norte. O astro incontornável da série "The office" está nos cinemas também como a voz principal do desenho animado "Meu malvado favorito."
"A origem", o suspense de Leonardo DiCaprio que liderou as bilheterias nas duas últimas semanas, arrecadou 174 milhões até agora. "Salt", com Angelina Jolie, estreou em segundo lugar no fim de semana passado e caiu um lugar, somando um total de US$ 57,5 milhões.

Série '30 rock' terá episódio exibido ao vivo nos Estados Unidos



O seriado “30 rock”, criado por Tina Fey, terá um episódio ao vivo exibido apenas para os Estados Unidos. O programa será filmado duas vezes, para que as costas leste e oeste do país possam ter a mesma experiência. O fuso horário de uma região para outra chega a ser de até três horas de diferença
O episódio terá o mesmo roteiro, mas os atores terão liberdade para improvisar – caso de Tracy Morgan, que veio desse estilo de humor. A NBC não confirmou a data de quando ele será exibido.
Em 2005, o canal americano realizou a mesma experiência com um dos episódios da 8ª e última temporada da comédia “Will & Grace”. Na ocasião, as filmagens também foram feitas duas vezes para as costas leste e oeste.
Recentemente, a final de “American idol” foi exibida ao vivo no Brasil pela primeira vez em nove anos. Tanto "30 rock" quanto "American idol" são transmitidos no país pelo Canal Sony.

'Eu não largo mais de jeito nenhum', diz noivo perdoado após pescaria



Depois de uma série de desentendimentos e muita expectativa, transcorreu na mais perfeita harmonia na manhã deste sábado (31), em Ribeirão Preto, a 313 quilômetros de São Paulo, o casamento civil da professora Sueli Casarotti, de 49 anos, e do pedreiro Antônio Mondim, de 47. O casório, que estava marcado inicialmente para 17 de julho, acabou sendo adiado porque o noivo desapareceu na véspera da cerimônia levando suas roupas, R$ 19 mil, um carro e uma moto. Ele alegou ter ido pescar.
Reconciliados, os noivos foram sorridentes e ansiosos ao 2º Cartório de Ribeirão Preto, localizado na Vila Tibério, onde a imprensa já os esperava desde cedo. O noivo chegou primeiro, acompanhado pelos pais, que foram o pivô da discussão que resultou no adiamento do casório. “Ela queria uma cerimônia mais secreta, mas dessa vez está todo mundo convidado”, explicou Antônio.
Ele admitiu temer alguma represália da parte da noiva. “Eu dormi tarde preparando os últimos detalhes. Estava um pouco preocupado. Só espero que ela apareça”, afirmou o pedreiro. Poucos minutos depois, Sueli, vestida de vermelho, chegou. “Isso [adiamento do casamento] não era nem para ter acontecido. Nós sabemos o que decidimos. Foi tudo um mal entendido”, disse.

Para a cerimônia marcada para 17 de julho não havia festa prevista. Porém, depois do incidente, os noivos resolveram comemorar. Eles usaram o dinheiro que Antônio teria levado para organizar a confraternização. “Vai ter churrasco e uma cervejinha”, contou Sueli.
As juras de amor do casal foram muitas. “Estou muito feliz”, declarou a noiva. Antônio garantiu que não vai mais abandoná-la.”Não largo mais de jeito nenhum. É o amor da minha vida”, garantiu.

Cachorros acompanham donos em trilha no interior de São Paulo



Caminhada ao ar livre, contato com a natureza e banho no lago. Cachorros irão acompanhar os donos no próximo domingo (1º) por uma trilha de cerca de 1 hora em Juquitiba, a 72 km da capital paulista. A 15ª edição do “Patas na Trilha” terá um caminho adaptado para que os bichos possam circular com liberdade.
A dona da agência Turismo 4 Patas, que organiza passeios desde 2008, testa a trilha com sua cachorra, uma fêmea da raça golden retriever, antes de comercializar os pacotes. “Eu vou com a Cléo experimentar todas as atividades e a gente adapta às limitações dos cães. A trilha é uma atividade que proporciona ao cão a interação com a natureza e liberdade. Eles fazem 90% do percurso soltos”, afirma Larissa Rios, de 34 anos.

Caixa-preta é recuperada de local de acidente aéreo no Paquistão



Investigadores paquistaneses encontraram neste sábado o gravador de dados do voo 202 da AirBlue que caiu sob chuva pesada perto de Islamabad nesta semana matando todas as 152 pessoas a bordo, disseram as autoridades.
O Airbus 321 caiu na quarta-feira em uma colina íngreme e recoberta de árvores nas cercanias da capital pouco antes do momento do pouso, após um voo oriundo de Karachi. "Ele (o gravador) foi recuperado da cena, da cauda do avião", afirmou o Ministro do Interior, Rehman Malik, aos repórteres perto do local do acidente.
O Diretor Geral da Autoridade de Aviação Civil, Junaid Ameen, disse ao canal de TV Geo que tanto o gravador de voz da cabine quanto o gravador de dados de voo --a chamada caixa-preta-- foram encontrados.

StarCraft2: Uma nova batalha no espaço




Para os fãs de games de estratégia, varar noites diante do computador é uma prática comum. Na madrugada de 27 de julho, porém, cerca de 700 aficionados perderam o sono por outro motivo. Desde antes da meia-noite, eles se amontoaram em frente a uma livraria em São Paulo para aguardar um dos principais lançamentos dos últimos anos. Na mesma data e horário, a cena se repetiu em centenas de livrarias ao redor do mundo. O motivo de tanta comoção era Starcraft 2: Wings Of Liberty, sequência do game de estratégia mais cultuado da história.

Com mais de 11 milhões de cópias vendidas, StarCraft (1998) foi o título responsável por transformar jogos do gênero em um fenômeno comercial. A premissa do jogo é uma guerra entre três raças interplanetárias: os terranos (humanos descendentes de criminosos e exilados para outros planetas) e os alienígenas Protoss e Zerg. O jogador deve escolher uma das raças e enfrentar os adversários no campo de batalha. Como em outros jogos de estratégia em tempo real (RTS, na sigla em inglês), é possível controlar não apenas o exército, mas toda a cadeia de produção necessária para o sucesso da empreitada bélica – da geração de energia à construção de quartéis, passando pela pesquisa tecnológica e pelo treinamento de soldados.
O motivo do sucesso de StarCraft é o modo multijogador. Desde a primeira versão, o jogo permite batalhas contra oponentes de carne e osso, e não apenas contra o computador. Nos primeiros anos, os jogos eram organizados em redes domésticas ou em lan houses. Com o advento da internet banda larga, passou a ser possível enfrentar adversários de todo o mundo, em batalhas cada vez mais competitivas. Ao mesmo tempo, tornaram-se populares os fóruns em que jogadores se reuniam para discutir suas estratégias.

Em comício, Lula diz que daria 'talão de cheque em branco' para Dilma



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu votos à candidata do PT, Dilma Rousseff, em comício neste sábado (31) em Curitiba. Disse que daria “um talão de cheque assinado em branco” para a petista e chamou a oposição de “raivosa”.
Lula citou o “caráter e dignidade” de Dilma como ministra da Casa Civil e afirmou que as mulheres são vítimas de preconceito. “Se eu sou casado com uma galega (a primeira-dama Marisa Letícia) há 36 anos, e ela é capaz de governar o presidente da República que governa o Brasil, por que ela não pode governar o Brasil?”, disse.
Dilma também afagou o presidente, chamando Lula de “o maior líder político, o maior administrador e estadista”. Ela discursou antes dele e, sem citar nomes, afirmou que é preciso “repudiar” os ataques dos adversários.
“Temos de repudiar aqueles que, diante da primeira ameaça, diante da possibilidade de perderem seus privilégios, ameaçam com o medo”, pediu. Em seguida, ela disse que a tática é uma forma de “substituir a ausência de projeto”.
A petista voltou a dizer que o mesmo foi feito com o presidente Lula na campanha de 2002, quando ele foi eleito pela primeira vez. “Naquela época, a esperança venceu o medo. Hoje, vamos vencer o medo não só com a esperança, mas com as realizações do governo do presidente Lula”, afirmou, citando em seguida programas como o Bolsa Família e o Luz para Todos.

'Não avalio pesquisa porque cada dia tem um resultado', diz Serra



O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, minimizou e preferiu não comentar o resultado da última pesquisa Ibope. No levantamento, o tucano aparece em segundo lugar, com 34% das intenções de voto, abaixo da candidata do PT, Dilma Roussef, que lidera a disputa com 39%. Ele participou na manhã deste sábado (31) de uma caminhada em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, em companhia do prefeito da cidade, José Camilo Zito (PSDB).
Serra disse que é favorável aos debates políticos na TV e na internet e afirmou que a exposição nos veículos de imprensa pode ajudar sua candidatura. “Não avalio pesquisa porque cada dia tem um resultado. É um vaivém. O importante é a campanha e o resultado das urnas”, disse.

Promessas para saúde, educação e transportes
Serra participou de um corpo a corpo com moradores do bairro Doutor Laureano, principal reduto eleitoral de Zito. O candidato ouviu pedidos de melhorias na saúde e na educação da região e prometeu criar, se eleito, um instituto do câncer e quatro policlínicas na Baixada Fluminense. Segundo ele, as clinicas terão 25 tipos de especialidades médicas e poderão fazer cerca de 15 mil consultas e até 40 mil exames mensais.

Para Marina, adversários priorizam embate ao invés de discutir propostas



A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, afirmou neste sábado (31) que seus adversários preferem o embate ao invés de discutir propostas. “Eu estou discutindo propostas. Acho que os candidatos não estavam querendo discutir propostas, estavam querendo fazer o embate entre eles (...) [há] uma certa agressividade, não quero ir por esse caminho”, disse Marina, em entrevista à rádio Jornal, em Recife.
'Quero governar com os melhores do PT e do PSDB', diz Marina Silva
Marina criticou o modo como os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) organizam a campanha e montam as alianças. “Neste processo, os candidatos estão cancelando participação em debates, têm alianças incoerentes, mas que teoricamente agregam políticos tradicionais com muito dinheiro e estrutura. Isso dá uma sensação de poder, parece que não precisam do eleitor. Dá uma sensação de que não precisam dos eleitores”, disse.
Marina minimizou o resultado da última pesquisa Ibope. “Não avaliei ainda, mas continuo animada como sempre”, afirmou. Dilma tem 39% das intenções de voto; José Serra (PSDB), 34%; e Marina Silva (PV), 7%.
A candidata do PV disse que conseguirá romper a polarização entre Dilma e Serra. “Minha aliança é com os núcleos vivos da sociedade, com empresários que têm responsabilidade ambiental e social e com os mais humildes. É uma aliança de um novo tipo. Eu preciso do eleitor, do cidadão. Vou vencer essa polarização conversando com as pessoas”.
Na entrevista, Marina criticou o sistema público de saúde. “Eu sei o que é isso, já enfrentei filas e esperei meses por um exame quando eu era empregada doméstica lá no Acre”.

RBR confirma domínio, Vettel voa e faz a sétima pole do ano na Hungria



Antes do treino classificatório deste sábado, a única pergunta na cabeça de quem acompanha a Fórmula 1 era qual dos carros da RBR largaria na frente no GP da Hungria. Afinal, Sebastian Vettel e Mark Webber dominaram todas as sessões disputadas neste fim de semana no circuito de Hungaroring, e a equipe austríaca tinha marcado dez poles em 11 corridas nesta temporada. A definição do grid de largada não teve surpresas, e sim um show de Vettel. O alemão voou e marcou o impressionante tempo de 1m18s773, bateu o recorde de Michael Schumacher em 2004 - 1m19s146 - e marcou a pole pela sétima vez em 2010. Webber foi 411 milésimos mais lento e sai ao seu lado na primeira fila neste domingo.
Sem condições de chegar nos carros da RBR, a Ferrari teve de se contentar com a segunda fila em Hungaroring. Fernando Alonso marcou o terceiro tempo, quase quatro décimos à frente de Felipe Massa, o quarto colocado. Lewis Hamilton chegou a ameaçar a posição do brasileiro, mas acabou apenas em quinto com sua McLaren, 168 milésimos atrás. Rubens Barrichello, da Williams, não conseguiu uma vaga na superpole e larga apenas em 12º. Lucas di Grassi, da VRT, ficou em 21º e Bruno Senna, da Hispania, em 22º. A Rede Globo transmite o GP da Hungria neste domingo, ao vivo, a partir das 9h (de Brasília).
Nico Rosberg, da Mercedes, marcou o sexto tempo e superou mais uma vez o heptacampeão Michael Schumacher, que larga apenas em 14º. O russo Vitaly Petrov, da Renault, conseguiu sua melhor posição no grid nesta temporada e sai em sétimo. De quebra, ele ainda superou pela primeira vez o companheiro Robert Kubica em treinos classificatórios. O polonês ficou em oitavo, à frente de Pedro de la Rosa, da Sauber, o nono, e de Nico Hulkenberg, da Williams, o décimo.

Felipão minimiza clássico, mas pede vitória para poder 'respirar'



O clássico mais esperado por torcedores de Corinthians e Palmeiras é tratado por Luiz Felipe Scolari como um jogo normal, comum. Precisando vencer para ficar em uma situação mais confortável na tabela do Campeonato Brasileiro - tem somente 14 pontos, na décima posição - , o treinador alviverde tratou de tirar o peso da disputa contra o maior rival e procurou apontar a necessidade de uma vitória neste domingo, no Pacaembu.
- Não tem nada de diferente, preciso dos três pontos. Se ganhasse do Asa de Aarapiraca ou do Ceará seria bom do mesmo jeito. Preciso dos pontos para poder estar num bolo e respirar - afirmou o treinador.
Desde que assumiu o Palmeiras, Felipão ainda não conseguiu vencer. Em três jogos, o treinador teve dois empates (Botafogo e Ceará) e uma derrota (Avaí). Apesar de tentar minimizar a importância do confronto, Scolari reconhece que uma vitória sobre o maior rival seria boa para levantar o astral da equipe.
- É mais um jogo e vale os mesmos três pontos de qualquer outra rodada. Mas é claro que um resultado positivo em um clássico pode dar um ânimo maior para a sequência da competição - disse.

Jovem é preso nos EUA após roubar ambulância



O norte-americano Frank Howard, de 18 anos, foi preso em Atlanta, no estado da Geórgia (EUA), acusado de ter roubado na semana passada uma ambulância. O jovem, no entanto, perdeu o controle do veículo e acabou saindo da estrada, segundo a emissora de TV "WSB".
De acordo com a polícia, a ambulância foi roubada no sudeste de Atlanta. O jovem roubou o veículo quando os paramédicos atendiam uma pessoa em um condomínio de apartamentos. Howard acabou caindo em uma vala cerca dois quarteirões de distância.

Americano que vomitou em menina de 11 anos pega três meses de cadeia



O norte-americano Matthew Clemmens, de 21 anos, que vomitou em um homem e sua filha de 11 anos durante uma partida de beisebol na Filadélfia, nos Estados Unidos, foi condenado na sexta-feira (30) a três meses de cadeia.
Clemmens assumiu ter agido intencionalmente. Em audiência no tribunal, Clemmens disse que colocou o dedo na garganta para forçar o vômito, direcionado para pai e filha que sentavam próximos a ele.
Ele argumentou que ficou chateado por sua companheira ser retirada do local da partida pelo capitão Michael Vangelo, vítima do ataque.

Bombeiros controlam fogo no interior de SP

O Corpo de Bombeiros de Itu, no interior de São Paulo, informou que por volta de 18h deste sábado (18) conseguiu controlar o incêndio em um depósito de material reciclável, que fica em terreno no meio de uma área verde. Não houve feridos.
Dez bombeiros participaram do trabalho, tentando conter as chamas, que eram altas e se dispersavam mais rapidamente por causa do vento. No depósito eram guardadas 800 toneladas de material reciclável, a maior parte garrafas pet que foram recolhidas nos últimos dois anos na cidade.

Quadro furtado de Portinari é recuperado no Rio, diz polícia



O quadro "O Enterro", de Cândido Portinari, furtado este mês do Museu de Arte Contemporânea (MAC), em Olinda, Pernambuco, foi localizado e apreendido neste sábado (31), no Rio de Janeiro. Uma pessoa foi presa em flagrante.
De acordo com o delegado Manuel Martins da Polícia Civil de Pernambuco e responsável pelas investigações, o quadro era transportado por um homem em Copacabana quando foi localizado por volta das 16h, em operação conjunta das polícias Federal e Civil de Pernambuco.
"O indivíduo estava levando o quadro para mostrar a alguém, mas foi interceptado antes", afirmou o delegado.
A confirmação da autenticidade da obra será feita por meio de perícia a ser realizada pelo Instituto Portinari e por técnicos responsáveis pelo Museu de Olinda.
"Mas é esse o quadro sim. Inclusive ele tem as marcas da moldura retirada", avalia Martins.
De acordo com o delegado, quadro e suspeito do furto foram levados para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico (Delemap), no Rio.
Entenda o furto
O crime foi percebido no dia 14 de julho, mas a data do roubo é desconhecida. A obra, avaliada em R$ 1,5 milhão, faz parte da Série Azul do artista, integrada por outras quatro telas, todas do acervo do museu. O museu não possui circuito interno de televisão e sua segurança é feita por vigilantes.

Suspeitos de atropelar 5 pessoas em São Gonçalo são identificados

A Polícia Civil informou, neste sábado (31), que já identificou os homens que roubaram um carro e na fuga atropelaram cinco pessoas em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Segundo os agentes, o automóvel era dirigido por dois suspeitos. Duas pessoas morreram e outras três ficaram feridas no acidente.
O acidente aconteceu na manhã de sexta-feira (30), no bairro Jardim Catarina. De acordo com a polícia, os suspeitos renderam o dono do veículo horas antes do acidente, em Niterói, também na Região Metropolitana.
De acordo com as investigações, um dos suspeitos já respondeu por tráfico de drogas e homicídio. Depois do atropelamento, ele chegou a procurar ajuda médica. Os policiais foram ao hospital, mas o criminoso já tinha sido liberado. O nome dos suspeitos ainda não divulgado.

Entre os dois mortos no acidente está uma criança de três anos. Quatro vítimas são da mesma família. Testemunhas contaram que a avó, a filha e dois netos estavam em uma mercearia. No momento que a avó terminava de pagar as compras, uma das crianças saiu na frente e foi atingida pelo carro.
O menino de 3 anos aguardava pelos parentes na calçada quando foi atropelado. Segundo relatos, o carro estava em alta velocidade, bateu numa banca de verduras e em seguida arrastou a família. Um jovem de 18 anos, que ia de bicicleta para o trabalho, também foi atingido pelo veículo e morreu. O motorista e o carona fugiram a pé após a batida.
As três vítimas, entre elas uma menina de 1 ano, estão internadas no Hospital do Colubandê, em São Gonçalo.
Enterro
A criança e o jovem que morreram no acidente foram enterrados na tarde deste sábado (31), no cemitério de São Gonçalo. Parentes e amigos emocionados logo depois do velório do menino Weuller Alves, de apenas 3 anos. Fágner Duarte, de 18 anos, também foi vítima do mesmo atropelamento.

TRE do MT usa 'ficha limpa' para barrar Pedro Henry, réu no mensalão

O Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso usou neste sábado (31) a Lei da Ficha Limpa para barrar a candidatura à reeleição do deputado federal Pedro Henry (PP). O veto tem como base uma condenação do parlamentar por “compra de votos” na eleição de 2006. Henry também é um dos que foi colocado na condição de réu pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso do mensalão.
A impugnação da candidatura do deputado tem como base uma ação relativa à eleição de 2006 que levou à cassação do parlamentar pelo próprio TRE do Mato Grosso em novembro de 2007. Como recorreu ao TSE, o deputado não chegou a perder o mandato. Segundo a denúncia, uma servidora pública foi acusada de fornecer remédios, cobertores e dinheiro em troca de votos para Henry.
O advogado do parlamentar, Ricardo Gomes de Almeida, afirma que Henry teria uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que suspende os efeitos de inelegibilidade em relação a esta condenação de 2007. “Essa decisão do TSE foi ignorada pelo TRE do Mato Grosso. Por isso nós iremos recorrer junto ao Tribunal Superior Eleitoral”.
O deputado teve a inelegibilidade decretada também em outro processo pelo TRE do MT em julgamento que aconteceu em 20 de julho por “abuso de poder econômico” e “utilização indevida de veículo de comunicação” nas eleições de 2008. Neste caso, no entanto, a decisão aconteceu depois que Henry já havia se registrado como candidato, o que aconteceu no dia 5 de julho. Com base nisso, o advogado entende que isso não se aplicaria para o pleito atual. Almeida vai recorrer também dessa condenação.
Henry é um dos acusados no escândalo do mensalão. De acordo com a denúncia do ex-procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, o parlamentar, junto com outros colegas de partido, teria recebido aproximadamente R$ 4,1 milhões “a título de propina”. A denúncia contra o parlamentar foi acolhida pelo STF, o que o transformou em réu.
O deputado negou ter recebido dinheiro do esquema. Em sua defesa, o parlamentar destacou ter sido absolvido pela CPI dos Correios, que investigou o caso. Henry foi absolvido no plenário da Câmara em um processo de cassação que sofreu.

Cachorro ajuda polícia de SP a achar cemitério clandestino

Um cachorro ajudou a polícia paulista a descobrir neste sábado (31) um cemitério clandestino em Embu, na Grande São Paulo. Quatro corpos, que podem ser de vítimas de um grupo de extermínio, foram retirados do local.
Policiais isolaram a área, localizada perto do limite com Itapecerica da Serra. O terreno fica às margens da Rua José Manoel Nicoli, uma estrada de terra, de difícil acesso, com algumas chácaras e poucos moradores.
Os quatro corpos foram encontrados nos últimos dois dias e estavam em covas rasas. A distância entre eles era de 40 metros. Peritos que estiveram no local disseram que um dos corpos estava enterrado há 15 dias e que a última vítima foi morta, no máximo, há três dias.
Os corpos foram descobertos por um cachorro que vive em uma chácara da região. Ele fugiu, correu para uma área e cavou o buraco. O dono do animal viu a ossada e chamou a policia.
Exames feitos no próprio local não indicaram fraturas ou sinais de tiros. Ao lado de um dos corpos, havia um saco plástico e uma corda que podem ter sido usados para sufocar a vítima. Moradores que não quiseram gravar entrevista dizem que a iluminação não funciona há mais de um mês e que carros são vistos com frequência no terreno.

Cachorro ajuda polícia de SP a achar cemitério clandestino

Um cachorro ajudou a polícia paulista a descobrir neste sábado (31) um cemitério clandestino em Embu, na Grande São Paulo. Quatro corpos, que podem ser de vítimas de um grupo de extermínio, foram retirados do local.
Policiais isolaram a área, localizada perto do limite com Itapecerica da Serra. O terreno fica às margens da Rua José Manoel Nicoli, uma estrada de terra, de difícil acesso, com algumas chácaras e poucos moradores.
Os quatro corpos foram encontrados nos últimos dois dias e estavam em covas rasas. A distância entre eles era de 40 metros. Peritos que estiveram no local disseram que um dos corpos estava enterrado há 15 dias e que a última vítima foi morta, no máximo, há três dias.
Os corpos foram descobertos por um cachorro que vive em uma chácara da região. Ele fugiu, correu para uma área e cavou o buraco. O dono do animal viu a ossada e chamou a policia.
Exames feitos no próprio local não indicaram fraturas ou sinais de tiros. Ao lado de um dos corpos, havia um saco plástico e uma corda que podem ter sido usados para sufocar a vítima. Moradores que não quiseram gravar entrevista dizem que a iluminação não funciona há mais de um mês e que carros são vistos com frequência no terreno.