segunda-feira, 12 de julho de 2010

Brasil tem ‘dívida histórica’ com a África, diz Lula



Em seu programa de rádio semanal, Café com o Presidente, Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço do seu roteiro de viagens pela África na semana passada.
Lula esteve em Cabo Verde, Guiné Equatorial, Quênia, Zâmbia, Tanzânia e África do Sul estabelecendo acordos comerciais e parcerias, principalmente entre empresários brasileiros e africanos. Na sua avaliação, o Brasil precisa dar prioridade ao continente africano, porque o país possui uma “dívida histórica com a África”.
O presidente ressaltou a participação brasileira no encontro da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (Cedeao), em Cabo Verde. Depois do evento, que reuniu chefes de estado de 13 países, a comitiva seguiu para os demais países do roteiro. “É muito importante para o Brasil fazer essas viagens. O Brasil tem compromissos políticos de ajudar o continente africano a se desenvolver. O Brasil tem dívida histórica com os africanos, e nós achamos como essa dívida não pode ser paga com dinheiro. Ela é paga com solidariedade, com gestos políticos e com ajuda”, disse Lula durante o programa desta segunda-feira (12).
Lula destacou um trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na cidade de Acra, em Gana, que ocorre há três anos. “Já conseguimos detectar que o solo africano, sobretudo o solo da savana africana, é muito parecido com o solo do cerrado brasileiro. Portanto, com um pouco de tratamento da terra, de correção de solo, poderemos transformar uma parte da savana africana numa produção de alimento extraordinária como é a produção do cerrado brasileiro”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário