quarta-feira, 14 de julho de 2010

Físico nuclear iraniano deixa os EUA e volta para o irã


O físico nuclear iraniano Shahram Amiri que, segundo Teerã, foi sequestrado por agentes da CIA, partiu dos Estados Unidos nesta quarta-feira (14) com direção a Teerã, disse o ministério das Relações Exteriores do Irã.
Antes de deixar Washington, onde na véspera se refugiou no escritório de interesses de seu país na embaixada do Paquistão, Amiri disse ao canal de televisão iraniano Press TV que revelará os detalhes de seu "calvário" assim que chegar a Teerã.
"Graças aos esforços da República Islâmica e à cooperação da embaixada do Paquistão em Washington, Shahram Amiri abandonou o território americano para dirigir-se ao Irã, através de um terceiro país", declarou Ramin Mehmanparast, porta-voz da chancelaria iraniana, citado pela agência Isna.
Desde a ruptura das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Irã, há 30 anos, a embaixada do Paquistão abriga o escritório de interesses de Teerã.
O porta-voz do ministério das Relações Exteriores acrescentou que o chefe do escritório iraniano, Mostafa Rahmani, viu o físico partir.
Repetindo a acusação de que Amiri foi sequestrado por agentes americanos, Mehmanparast assinalou que o Irã manterá "seus esforços em nível legal e diplomático" contra o governo americano por sua responsabilidade no sequestro de Amiri.
Ao ser informado de que o Amiri havia se refugiado na representação iraniana, o departamento de Estado americano declarou que o cientista iraniano se encontra nos Estados Unidos por vontade própria e é livre para partir quando quiser.
"Ele está aqui (no país) por sua própria vontade e obviamente é livre para partir", afirmou o porta-voz Philip Crowley.

Nenhum comentário:

Postar um comentário